02 jul 2015

Dia de Campo no Maranhão trata de tecnologias para redução de CO2 no Matopiba

*Do SENAR Maranhão

Maranhão_CO2

Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA) participaram esta semana, no município de São Raimundo das Mangabeiras, do I Encontro de Integração Lavoura Pecuária Floresta e do Plano ABC na região do Matopiba.

O Encontro ocorreu na fazenda Santa Luzia, do produtor Osvaldo Massao, situada a 25 quilômetros da sede, e que atualmente funciona como referência para ambos os projetos. O objetivo do encontro foi essencialmente mostrar as tecnologias ILP (Integração, Lavoura e Pecuária) e ILPF (Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta) aplicadas com sucesso naquela área rural.

Participaram do evento a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Norte, Cocais, Floresta e Cerrados, representantes da prefeitura local, lideranças políticas e produtores rurais. Do SENAR-MA participaram a veterinária Aline Saldanha e o gerente de Assistência Técnica, o agrônomo Epitácio Rocha, além dos supervisores do Mapito, Rozalino Aguiar Júnior e Edivaldo Franco Amorim.

Luiz Coelho, gestor do projeto Plano ABC (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura), também participou do dia de campo de forma efetiva.

De acordo com técnicos e pesquisadores da Embrapa, a iniciativa serve para que outras instituições percebam a importância de uma atividade caracterizada de baixa emissão de carbono, aliando sustentabilidade, produtividade e rentabilidade.

Ainda de acordo com os organizadores do evento, até o final deste ano, serão realizados no estado dois seminários sobre o Plano ABC, cuja função é sensibilizar seus participantes sobre a importância deste programa para o estado. ”A nossa participação nesse dia de campo em São Raimundo das Mangabeiras foi importante para estreitarmos as relações entre as instituições parceiras na divulgação e promoção das práticas produtivas de baixa emissão de carbono, fundamentais no contexto do agronegócio”, destacou a veterinária do SENAR, Aline Saldanha.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *