12 set 2017

SENAR contribui para preservação do Bioma Cerrado por meio do Projeto ABC Cerrado

Mapa mostra distribuição dos produtores atendidos pelo projeto nos oito estados que fazem parte da iniciativa.

O SENAR contribui para o desenvolvimento da agropecuária e do Cerrado brasileiros por meio da capacitação de produtores rurais nas tecnologias de baixa emissão de carbono com foco na produção sustentável. Esse é o Projeto ABC Cerrado, que iniciou em agosto de 2017 a segunda fase da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para mais 400 propriedades rurais nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Este ano, o SENAR já capacitou 1.370 produtores em 110 turmas nos oito estados que fazem parte da iniciativa: Distrito Federal e nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins. A tecnologia mais procurada é a Recuperação de Pastagens Degradadas, seguida da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). “A procura pela Recuperação de Pastagens confirma a tendência com a tomada de recursos da linha de crédito do ABC, onde a maioria do recurso é destinada a essa tecnologia”, explica o coordenador do ABC Cerrado, Mateus Tavares.

Segundo ele, a degradação das pastagens acontece principalmente pelo manejo inadequado da pastagem como, por exemplo, as altas taxas de lotação do pasto aliada a uma baixa prática de reposição de nutrientes nos solos. “A capacitação do SENAR vem ensinar ao produtor exatamente isso, a fazer o manejo adequado da produção de forrageira e a nutrir o solo para mantê-lo saudável e garantir a alimentação do rebanho.”

Tavares reforça que o SENAR vai realizar ainda 80 turmas para cumprir a meta deste ano na segunda fase do projeto. “A execução do projeto está dentro da meta para a fase. Agora estamos coletando os questionários de linha de base que vão subsidiar a pesquisa que indicará a efetividade da capacitação e da ATeG na implantação das tecnologias ABC nas propriedades rurais”, conta. Os questionários serão aplicados em Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Maranhão. “Também estamos promovendo dias de campo para apresentação de resultados com produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial na fase 1”, completa.

O Projeto ABC Cerrado é uma parceria do SENAR com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Embrapa, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas do Banco Mundial. A iniciativa visa sensibilizar o produtor rural para a utilização de práticas agrícolas de baixa emissão de carbono. As tecnologias são Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária Floresta, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas. Do início do projeto até agora, o SENAR já capacitou mais de três mil produtores e 1.570 propriedades receberam Assistência Técnica e Gerencial.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *