17 jul 2015

SEMINÁRIO DEBATE AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO COM PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO FEDERAL

* Do SENAR
O Projeto ABC Cerrado foi tema da palestra apresentada pelo assessor técnico do SENAR, Igor Borges. Fotos: Gustavo Fröner
O Projeto ABC Cerrado foi tema da palestra apresentada pelo assessor técnico do SENAR, Igor Borges. Fotos: Gustavo Fröner
As ações e as tecnologias que serão difundidas dentro do Projeto ABC Cerrado – realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Embrapa e Ministério da Agricultura – foram apresentadas para aproximadamente 140 produtores rurais do Distrito Federal que participaram do Seminário ABC Cerrado, realizado nesta quinta-feira (16/7), na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília.

“Hoje, o Plano ABC, do Governo Federal, é o cartão de visitas internacional da agropecuária brasileira. O Projeto ABC Cerrado vai melhorar os índices de aplicabilidade dessas tecnologias conservacionistas e também oferecer assistência técnica e capacitação para os produtores rurais”, destaca o secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara.

O principal destaque do evento foi a palestra ministrada pelo coordenador técnico do Projeto, Igor Orígenes Moreira Borges. Ele explicou como o ABC Cerrado será executado, as atividades que serão realizadas e as metas previstas. “A ideia é que o projeto sirva como um piloto. Queremos criar propriedades-modelo com produtores que implantaram as tecnologias e estão tendo retorno. Mostrar que essas tecnologias são viáveis, trazem benefícios e podem ser aplicadas por qualquer produtor”, ressalta Borges.

O evento, promovido em paralelo ao lançamento da 3ª edição da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, também contou com a presença de trabalhadores rurais, técnicos de cooperativas, sindicatos, associações, entidades ligadas ao setor agropecuário, além de alunos e professores de cursos de ciências agrárias.

Preservação é palavra-chave

Adilson Henrique de Paula
Adilson Henrique de Paula

O produtor familiar Adilson Henrique de Paula, que cultiva hortaliças numa área de cinco hectares em Brazlândia (DF), confessa que ainda não conhecia o Projeto ABC Cerrado. Apesar disso, ele entende que a preocupação com a preservação do meio ambiente é fundamental para a sobrevivência da atividade.

“Viemos aqui participar e aprender um pouco para levarmos para a nossa comunidade. Eu já faço reflorestamento em algumas partes da minha propriedade e dá para perceber o resultado. Depende de nós. Se cada um cuidar, poderemos crescer e melhorar”.

Francineide Farias de Alcântara
Francineide Farias de Alcântara

Francineide Farias de Alcântara, agricultora no município de Mimoso de Goiás (GO), conta que observa os benefícios do reflorestamento desde quando adquiriu a sua área de, aproximadamente, 160 hectares. “Antes, a água da propriedade secava. Começamos a reflorestar e hoje a nascente aumentou. Conseguimos criar nossos animais, ter horta e plantar cana. Projetos como o ABC Cerrado são primordiais para o nosso trabalho”.

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado pretende incentivar e difundir a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibilizar o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR será responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – via Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado vai atender oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades – nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul – receberão, também, assistência técnica.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *