As capacitações de produtores promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), etapa fundamental prevista dentro do Projeto ABC Cerrado, iniciaram em Goiás na última semana e em todos os outros estados participantes já existem turmas prontas para começar. O primeiro módulo do treinamento está sendo promovido em oito municípios goianos: Anápolis, Jataí, Caçu, Itauçu, Minaçu, Goianésia, Mineiros e Alexânia. Aproximadamente 120 pessoas serão contempladas.
A informação foi um dos pontos positivos apontados pela missão do Banco Mundial que avaliou o andamento do ABC Cerrado ao longo desta semana, em Brasília. O evento contou com a participação de representantes do SENAR, do Banco Mundial, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa e também serviu para realinhar procedimentos e definir as próximas etapas do projeto. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, que vai atender cinco estados participantes (Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Maranhão) foi outro assunto debatido. Os técnicos de campo e supervisores já foram capacitados e as atividades estão programadas para iniciarem em agosto de 2016.
Na reunião de encerramento dos trabalhos, realizada nesta sexta-feira (20/5), foi apresentado um documento sobre os temas tratados. Segundo o coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado no SENAR, Mateus Tavares, ficou registrado que todas as atividades de avaliação de impacto acordadas anteriormente estão sendo colocadas em prática pela entidade.
“O Banco Mundial reconheceu os avanços feitos pelo projeto desde a última missão, realizada em outubro de 2015. As ferramentas de controle foram implantadas e o SENAR mostrou que a execução começou na ponta com as capacitações que já se iniciaram”.
Para a economista agrícola do Banco Mundial Barbara Farinelli, a missão debateu amplamente novas estratégias com o objetivo de aumentar a participação do público-alvo do projeto. O evento ajudou a identificar quais mudanças e adequações são necessárias para que as metas do ABC Cerrado continuem avançando até o próximo encontro, agendado para novembro desse ano.
”Com o aumento na demanda pela implementação, percebemos que o SENAR tem consolidado a equipe e os sistemas de gestão do projeto, apresentando um significativo avanço nessas áreas desde a última missão”, analisa ela.