10 jul 2015

Estados promovem seminários preparatórios para adoção do Plano ABC

* Do Ministério da Agricultura

IGO_7979

Eventos servem para mostrar aos produtores rurais tecnologias disponíveis para usar nas propriedades

Paraíba, Rio Grande do Norte e Acre participaram, nestes primeiros dias de julho, de seminários de sensibilização com o objetivo de iniciar o processo de implementação dos Planos ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) estaduais. Os eventos ocorreram nos dias 2, 7 e 9, respectivamente, em cada um dos estados.

Os seminários visam a mostrar aos produtores rurais, associações, entidades representativas do setor agropecuário, órgãos e instituições como funciona o Plano ABC, quais são as tecnologias disponíveis e como elas podem ser usadas nas propriedades de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da vida e da elevação da renda do agropecuarista.

Os planos estaduais devem conter o cenário agropecuário das localidades, objetivos, metas, estratégias, áreas prioritárias, quantidade de capacitações a serem realizadas e necessidades e oportunidades de cada região.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Depros/SDC/Mapa), está trabalhando em parceria com os Grupos Gestores Estaduais (GGE) para que as unidades federativas elaborem seus Planos ABC estaduais. Esses grupos são formados por representantes dos setores agropecuários locais, pelas Superintendências Federais de Agricultura (SFA) e coordenados pelas Secretarias Estaduais de Agricultura.

Em 10 unidades da Federação – Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Maranhão e Amazonas – os Planos ABC estaduais já estão prontos e estão sendo colocados em prática.

Os estados do Pará, de Rondônia, do Ceará, do Piauí, de Sergipe e do Paraná também já estão com os planos prontos, aguardando apenas a publicação oficial para que sejam implementados. Em Alagoas, será realizada no final de julho (de 20 a 23) a Oficina de Trabalho para a construção do Plano ABC estadual, que é o passo seguinte após a realização dos seminários de sensibilização.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *