Apresentação

O SENAR, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

O SENAR não tem Unidades de Ensino. Por decisão institucional, as salas de aula são os locais onde o trabalhador e o produtor rural atuam. Pode ser numa área de plantação, num galpão da propriedade, embaixo de uma árvore e até na casa de um dos participantes do curso.

SENAR

Todos os cursos, capacitações e ações de promoção social do SENAR são de graça.

Em 20 anos, o SENAR atendeu 60 milhões de produtores e trabalhadores rurais.

Veja a história no site dos 20 anos de SENAR

Missão

Desenvolver ações da Formação Profissional Rural e atividades da Promoção Social voltadas às pessoas do meio rural, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

Ao profissionalizar e oferecer atividades de promoção social no meio rural, nas modalidades estabelecidas, o SENAR contribui efetivamente para o aumento de renda, integração e ascensão social das pessoas a partir dos princípios de sustentabilidade, produtividade e cidadania, colaborando também para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Objetivo

  • Organizar, administrar e executar em todo território nacional a Formação Profissional Rural e a Promoção Social do Trabalhador Rural;
  • Assistir as entidades empregadoras na programação e elaboração de programas de treinamento no próprio emprego;
  • Estabelecer e difundir metodologias de Formação Profissional Rural;
  • Coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos programas e projetos de Formação Profissional Rural e Promoção Social;
  • Assessorar o governo federal em assuntos de Formação Profissional Rural e Promoção Social;
  • Assistir o pequeno produtor rural, ensinando novos métodos para a execução de seu trabalho;
  • Estimular a permanência do homem no campo, despertando o seu interesse e incentivando-o a produzir mais, trabalhando melhor.

SENAR em números

  • Livro 60 milhões de produtores e trabalhadores
    rurais atendidos, em 20 anos.
  • Silhuetas de 3 pessoas 7 milhões de brasileiros do meio rural beneficiados em 2012
    com as ações, cursos e programas de Formação
    Profissional Rural e Promoção Social.