Mãos que Trabalham

O Sistema CNA/SENAR e ICNA atua de forma organizada na modernização e na melhoria da qualidade do trabalho e da vida no campo. Trabalha em sintonia com os eixos centrais da Agenda do Trabalho Decente estabelecida pela Organização  Internacional do Trabalho, OIT. 

Criado em 2009, capacita produtores rurais para que cumpram rigorosamente a legislação trabalhista. Leva informações sobre as exigências da “Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração e Aquicultura (NR-31)”, especificamente, quanto a 252 itens selecionados.

A capacitação do produtor rural é feita em duas visitas às propriedades rurais. Na primeira visita, os instrutores do SENAR apresentam a CARTILHA DE APLICAÇÃO, instrumento que permite identificar as possíveis lacunas relacionadas à NR-31. O instrutor percorre a propriedade, acompanhado pelo produtor, para uma melhor percepção das informações prestadas. Ao final, agenda a segunda visita educativa. Após 45 dias, o instrutor do SENAR retorna à propriedade para reaplicar a cartilha e identificar os pontos regularizados e/ou dificuldades encontradas na regularização. A reaplicação justifica-se pela necessidade de reforçar todos os itens.