Treinamento em piscicultura é enfoque do Sindicato de Torixoréu

16/03/2017

O Sindicato Rural de Torixoréu, município do sudeste de Mato Grosso, aposta nos treinamentos que oferece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) neste mês e no próximo para atrair cada vez mais o interesse de produtores rurais locais. Com uma vocação grande para piscicultura, em virtude do manancial aquífero existente na região, um curso voltado para área inicia na próxima segunda-feira, dia 20, inclusive para reforçar o caráter sustentável da atividade.

"Torixoréu é muito rico em água. Estamos tendo alguma dificuldade na desova do produto, depois da comercialização. Por isso este é um curso muito favorável, principalmente para pequenos produtores, e que ensina sustentabilidade", comentou o presidente do Sindicato Rural do município, Ademilson Pereira de Queiroz. Torixoréu está à beira do rio Araguaia, na divisa com Goiás, e tem diversas cachoeiras.

Além do início do treinamento de 40 horas de piscicultura, voltado ao público a partir dos 18 anos de idade interessado no cultivo e comercialização de pescado, no dia 3 de abril iniciam outros dois treinamentos relevantes às atividades rurais da região. O cultivo de Mandioca, treinamento de 40 horas, deve atrair os pequenos produtores que vivem no entorno da cidade.

"O cultivo da mandioca é o momento, porque hoje a mandioca está com o preço lá em cima e a procura está maior por esse treinamento. Nesse caso, os chacareiros são os mais interessados, que vivem mais próximo da cidade", completou o presidente do Sindicato Rural.

O outro treinamento é o de doma racional de equinos, também para início no próximo dia 3. Voltado para a atividade de pecuária, a mais forte da região, o curso é sempre demandado por produtores locais. "Doma racional é usado no dia a dia da lida, a maioria das propriedades é de pecuária, ou seja, mais necessitada dessa parte da doma", esclareceu Queiróz.

Além dos três treinamentos para o fim do primeiro quadrimestre, o Sindicato ainda oferece, neste dia 27, a palestra "Alternativa de Alimentação para Bovinos no Período da Seca", para acontecer entre às 9h e 11 horas, na Câmara Municipal da cidade.

"Para este ano, uma das prioridades que tenho é a meta de ficar entre o 10º e 15º no ranking do SENAR-MT. Ano passado, ficamos em 52º. Agora, queremos avançar. Para isso, estamos vendo novos parceiros para realização dos treinamentos e não quero perder nenhum curso, cumprir todas as metas e regras estabelecidas", finalizou o presidente do Sindicato Rural de Torixoréu.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br