SENAR/SC promove 64 treinamentos gratuitos em setembro

03/09/2014
Reunião com os instrutores em Chapecó. Reunião com os instrutores em Chapecó.

O Programa de Desenvolvimento da Pecuária do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) beneficiará aproximadamente 750 produtores rurais em setembro, por meio da realização de 64 ações de formação profissional rural.

Os cursos são realizados nas comunidades onde residem os produtores em parceria com os Sindicatos Rurais. Envolvem os prestadores de serviço em instrutoria e contam com a participação efetiva de agroindústrias ligadas à produção catarinense, principalmente do processamento de leite.

As atividades de formação profissional rural estão direcionadas basicamente a três tipos de atividades. A primeira refere-se a “inseminação artificial em bovinos”, que tem como objetivo capacitar os produtores, principalmente, de gado leiteiro para inseminar seu próprio rebanho por meio da realização de oito treinamentos que beneficiarão 96 produtores.

A segunda ação remete ao “controle da qualidade do leite”, desenvolvida em parceria com as agroindústrias e cooperativas que atuam no setor, por meio da realização de 15 cursos com o envolvimento de 220 produtores.

A terceira atividade refere-se ao programa Produção de Leite de Qualidade, realizada também em parceria com as agroindústrias e cooperativas que atuam na cadeia produtiva do leite, com o objetivo de capacitar os produtores para produção em conformidade com a Instrução Normativa 62 (IN-62) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que estabelece os parâmetros mínimos de qualidade que o leite deve apresentar para ser comercializado. Para este mês, estão previstos 34 treinamentos com a participação de 270 produtores e sete cursos de manejo de gado leiteiro que beneficiarão aproximadamente 100 produtores rurais.

"Esses cursos visam melhorar a qualidade da produção no estado, desde o cuidado com os animais, alimentação, pastagens e transporte dos produtos”, destaca o coordenador de pecuária do SENAR/SC, Olices Osmar Santini. O objetivo é ampliar significativamente a produção e a produtividade das atividades do setor pecuário barriga-verde.

PLANEJAMENTO

Para aprimorar suas atividades o SENAR/SC realizou, no último fim de semana, no Lang Palace Hotel, em Chapecó, reunião com os prestadores de serviço em instrutoria para avaliação e programação de suas atividades voltadas à produção pecuária.

Santini explicou que, no encontro, foram analisados os resultados alcançados até o mês de agosto e reprogramas as atividades que serão realizadas até o fim deste ano.

TREINAMENTOS

Os produtores interessados em participar dos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município. Outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico do SENAR/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3331-9700.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br