SENAR Santa Catarina vai capacitar mais de 6 mil produtores

01/09/2015
Operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas é um dos cursos ofertados pelo SENAR/SC. Operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas é um dos cursos ofertados pelo SENAR/SC.

Inclusão digital rural, segurança e saúde no trabalho, controles gerenciais da propriedade rural, jardinagem, controle agroecológico de pragas e doenças, primeiros socorros e bordado com patchcolagem estão entre os 378 treinamentos gratuitos oferecidos no mês de setembro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC). A intenção é beneficiar mais de 6 mil participantes em todo o território catarinense.

“O SENAR estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, destaca o superintendente da entidade, Gilmar Antônio Zanluchi.

Entre os treinamentos oferecidos, no Norte do estado, a partir desta terça-feira (1º) estão os de piscicultura em Três Barras, de olericultura básica em Canoinhas, de produção caseira de pães e biscoitos em Irineópolis, de primeiros socorros em Itaiópolis, de artesanato de bordado em Joinville, de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em Mafra. A partir da quarta-feira (2), entre os cursos estão os de segurança e saúde no trabalho em Papanduva e controle agroecológico de pragas e doenças em Rio Negrinho.

No Vale do Itajaí, entre os cursos que serão realizados a partir desta terça-feira (1º) estão os de doces de leite e iogurte em Penha, de manejo de gado leiteiro em Jaraguá do Sul, de produtos artesanais como recursos turísticos em Indaial e de tratamento de madeira em Santa Terezinha. Nesta semana também será realizada a partir de quarta-feira (2) a qualificação de presuntaria e salamaria de carne suína em Vitor Meireles e a partir de quinta-feira (3) de manejo de colmeia em Canelinha e de casqueamento em bovinos em Witmarsum.

Na região Sul a partir desta terça-feira (1º) ocorrem os treinamentos de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Araranguá, de confeitaria em São Martinho e de artesanato com pintura em Armazém e Jaguaruna. Na quinta-feira (3), entre os cursos estão de confeitaria em Balneário Arroio do Silva e de confecção de peças do vestuário íntimo em Santa Rosa do Sul.

Na região Leste, entre as qualificações que iniciam nesta terça-feira (1º), estão as conservas de hortaliças e temperos e de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias em Governador Celso Ramos. Na quarta-feira (2) inicia o curso de bordado em chinelos em Águas Mornas.

Entre os treinamentos previstos na Serra Catarinense que iniciam nesta terça-feira (1º) estão os bordado em chinelos em Frei Rogério, de produção caseira de massas para congelamento em Curitibanos, de floricultura em Painel, de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em São Cristóvão do Sul e de conservas de frutas em São Joaquim. Para quarta-feira (2) iniciam os cursos de informática básica em Bom Retiro e de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Correia Pinto.

Na região do Meio Oeste, entre os cursos que iniciam nesta terça-feira (1º) estão os de doces de leite e iogurte em Erval Velho, de conservas de frutas em Herval D’Oeste e de olericultura básica em Lebon Régis. Ainda durante a semana serão realizados os cursos de aproveitamento integral de alimentos em Videira, de confeitaria em Capinzal e de aumento da produtividade do mel em Timbó Grande.

No Oeste, entre os treinamentos que iniciam nesta terça-feira (1º) estão o de iniciação à informática em Itá e de cortes, assados e empanados de frango em Arabutã. Na quarta-feira (2), entre os cursos previstos está o de jardineiro em Ipuaçu.

Entre os cursos que serão desenvolvidos no Extremo-oeste, a partir desta terça-feira (1º) estão os de produção caseira de massas para congelamento em Palma Sola, de artesanato com fibras naturais em Dionísio Cerqueira, de bordado com patchcolagem em Palmitos e de confeitaria em Flor do Sertão. Também serão realizados nesta semana as qualificações sobre controle de qualidade no transporte do leite, em Maravilha.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) que informa as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br