SENAR protagoniza evolução da agropecuária brasileira

16/12/2016
Campanha foi lançada durante a confraternização de fim de ano do Sistema CNA/SENAR Campanha foi lançada durante a confraternização de fim de ano do Sistema CNA/SENAR

No próximo dia 23 de dezembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) completa 25 anos de inovação nos programas de assistência técnica ao produtor, de formação profissional e de promoção social no campo.

“O SENAR está sempre em busca de alternativas para aumentar a eficiência na transmissão de ensinamentos ao produtor rural. Esse é o desafio da casa e dos colaboradores”, afirmou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do SENAR, João Martins, no lançamento da campanha de comemoração aos 25 anos da entidade, nesta quinta (15/12), em Brasília.

João Martins

Para atender as demandas de um setor vital para a economia do país, o SENAR conta com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), cursos de educação a distância, pela internet e pelo Canal do Produtor TV e técnico de nível médio; desenvolvimento de lideranças jovens; ações que promovem a saúde de mulheres e homens do campo e programas que estimulam a agropecuária de baixa emissão de carbono.

O secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara, afirmou que durante esses 25 anos a agropecuária evoluiu muito, o setor demandou mudanças na entidade e ajustes precisam ser feitos para atender cada vez mais o “nosso cliente, patrão e demandante que é o produtor rural brasileiro”.

“Nós precisamos aumentar a classe média rural e fazer com que ela tenha mais rentabilidade e uma participação maior na contribuição econômica do nosso país”, afirmou Carrara.

Dedicação exemplar

Deusdete e Maria de Fátima

Durante 25 anos,  muitos funcionários contribuíram e testemunharam a evolução do SENAR. Dois deles estão na entidade de 1993 até hoje: Maria de Fátima Carneiro e Deusdete Carneiro de Almeida. Os dois foram homenageados durante o lançamento da campanha de aniversário.

Maria de Fátima ou “Dona Fátima” é uma referência entre os funcionários. No mesmo cargo desde que entrou no SENAR, a assessora jurídica conviveu com muitas pessoas que também fizeram parte dessa história e relembra com carinho das diversas fases que a entidade passou até chegar em 2016.

“Quando eu entrei só tinha uma máquina elétrica de escrever e a minha primeira mesa foi em cima de um buffet desativado. Por muito tempo eu fui a única funcionária da assessoria jurídica. Com o passar dos anos a equipe foi aumentando e o SENAR não para de crescer. Tenho o maior carinho e respeito pela entidade”, ressalta.

Outro exemplo de dedicação, Deusdete já foi eletricista, bombeiro, auxiliar administrativo e assistente administrativo até alcançar o seu cargo atual: assistente administrativo-financeiro. Ele reconhece que o apoio recebido foi fundamental nessa caminhada e revela que pretende aproveitar o incentivo que o SENAR oferece para continuar se aprimorando.

“Tudo que aprendi foi através daqui e sempre recebi apoio para superar as dificuldades. Quero voltar a estudar e sei que terei todo o apoio necessário”, conta.

Campanha - Uma data tão significativa não poderia passar em branco e o SENAR preparou uma campanha publicitária especial para ser veiculada ao longo de 2017: “Uma janela para o futuro do Brasil”.

Nas peças publicitárias e em todas as mídias sociais será reforçada a missão que o SENAR desempenha na agropecuária brasileira: disseminar conhecimento, tecnologia e inovação no campo.

A campanha destaca que com as experiências do passado, a entidade chega aos seus 25 anos de história com o olhar voltado para o futuro e preparado para vencer novos desafios, contribuindo para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida no campo.

Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Wenderson Araújo e Tony Oliveira
(61) 2109-4141
senar.org.br
canaldoprodutor.tv.br
facebook.com.br/SENARBrasil
twitter.com/SENARBrasil