Reunião debate organização do Agropec Semiárido e IV Congresso Brasileiro de Palma

15/10/2014

O Sistema CNA/SENAR está mobilizado para a organização do Agropec Semiárido e do IV Congresso Brasileiro de Palma, previstos para os dias 14 e 15 de setembro de 2015, em Salvador (BA). A primeira reunião para debater os eventos foi realizada nesta terça-feira (14/10), em Brasília, e contou com a participação do 1º vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), João Martins da Silva Júnior, do secretário-executivo do SENAR, Daniel Carrara, do vice-presidente diretor José Ramos Torres de Melo Filho e dos presidentes das Federações da Agricultura da Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Alagoas e Ceará, além de assessores técnicos da CNA, do SENAR e do ICNA.

A ideia é levar para o Agropec Semiárido e o IV Congresso Brasileiro de Palma propostas desafiadoras, inovadoras e transformadoras para o semiárido; disseminar novas tecnologias de produção; apresentar experiências bem sucedidas de produção no semiárido brasileiro e mundial e promover um ambiente de discussão de políticas públicas para o desenvolvimento do semiárido brasileiro. A programação deverá ser composta por plenárias com palestras magnas abordando temas inovadores e desafiantes para o semiárido, oficinas de trabalho, palestras setoriais sobre técnicas inovadoras e apresentações de experiências bem sucedidas.

O SENAR, que promove o Programa Sertão Empreendedor – Um Novo Tempo para o Semiárido em parceria com o Sebrae, também contribuirá para a realização dos dois eventos. Segundo o coordenador técnico do Sertão Empreendedor, Joaci Medeiros, os próximos passos serão a formação da comissão organizadora e do comitê técnico-científico que vai analisar os trabalhos inscritos. “As tecnologias e inovações que serão debatidas no Agropec Semiárido e no IV Congresso Brasileiro de Palma estão sintonizadas com o conceito do Sertão Empreendedor, que visa promover a sustentabilidade e o empreendedorismo através da difusão de boas práticas de produção e de convivência com o semiárido”, ressalta Medeiros.

Sertão Empreendedor

Com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) criou o "Programa Sertão Empreendedor: Um Novo Tempo para o Semiárido" que vem sendo desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

Lançado em maio de 2013, o Sertão Empreendedor já está em execução em seis municípios da Paraíba (Cajazeiras, Piancó, Catolé do Rocha, Campina Grande, Juazeirinho e Santa Luzia).

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br