Mato Grosso terá Núcleo Avançado de Capacitação

06/07/2015

O município de Nova Mutum, no médio norte de Mato Grosso, receberá em breve as instalações do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). O primeiro passo para a construção do espaço foi dado na última sexta-feira (03.07), com a assinatura do protocolo de intenções pelos presidentes do Sistema Famato/Senar, Rui Prado,  do Sindicato Rural da cidade, Luiz Carlos Gonçalves, e pelo prefeito de Nova Mutum Adriano Pivetta.

Ampliar a capacitação e a qualidade da mão de obra no campo é o principal propósito, nesta que é uma das maiores regiões  produtoras de grãos do país. "Temos uma defasagem muito grande de mão de obra qualificada no setor e, isso se tornou um desafio para nós", ressalta Prado.

De acordo com o presidente, o produtor compra um maquinário com toda a tecnologia, mas não consegue extrair tudo dela por falta de profissional. "Agora, com esse núcleo aqui, será possível fazer cursos, com mais e maiores turmas, para trabalhadores de máquinas agrícolas, colheitadeiras e quem atua com manejo de animais, para capacitar para essas demandas", comentou Prado, em visita à sede do Sindicato Rural.

A partir da assinatura do termo, o próximo passo é a doação, pela prefeitura de Nova Mutum, de um terreno ao SENAR-MT com as especificações necessárias para construção do prédio. "O município vai fazer essa doação, vamos definir um lugar na próxima semana e mandar uma mensagem à Câmara para a doação do terreno. Isso é muito importante, é mais um ganho para o município", avaliou o prefeito.

Para o presidente do Sindicato Rural da cidade, não há melhor notícia. "Sem dúvida é um momento muito propício, devido principalmente à tecnologia que nós temos empregado no campo, a necessidade que nós temos de qualificação, de operadores de máquinas, e todos os cursos que são oferecidos pelo SENAR-MT. O núcleo construído aqui em Nova Mutum será um grande sucesso como parte do desenvolvimento do nosso município", apostou.

Depois da definição do terreno, o Sindicato Rural inicia, junto do SENAR-MT, o processo de contratação da empresa que construirá o prédio. Até agora, em Mato Grosso, já são três NACs instalados, sendo um em Tangará da Serra, São José dos Quatro Marcos e Barra do Bugres. No final deste mês, a unidade de Cáceres será inaugurada.

"Este projeto já existe em outras cidades, mas Nova Mutum está na vanguarda, uma das primeiras cidades que vão receber o NAC e acreditamos que partirá para outras regiões", finalizou Prado.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br