Cinterfor/OIT convida SENAR para organizar seminário internacional sobre formação profissional no setor rural

09/09/2014
O diretor do Cinterfor/OIT, Enrique Deibe, e o especialista em Formação Profissional da entidade, Fernando Vargas. Fotos: Gustavo Fröner O diretor do Cinterfor/OIT, Enrique Deibe, e o especialista em Formação Profissional da entidade, Fernando Vargas. Fotos: Gustavo Fröner

O Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (Cinterfor/OIT) quer a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para organizar um seminário internacional sobre educação profissional e inovação no setor rural. O convite foi feito pelo diretor do Cinterfor/OIT, Enrique Deibe, e do especialista em Formação Profissional da entidade, Fernando Vargas, durante uma visita à sede do Sistema CNA/SENAR, nesta terça-feira (9/9).

A ideia seria reunir representantes de instituições nacionais que trabalham com formação no âmbito rural de toda a América Latina e Caribe em um evento a ser realizado no Brasil, entre março e abril de 2015. Conforme os representantes do Cinterfor/OIT, a intenção é debater o assunto no contexto continental e o SENAR seria o responsável por apresentar os seus programas de inovação, assistência técnica e gerencial, segurança no trabalho e os Centros de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural. 

“Vamos relançar o debate sobre a formação profissional rural na América Latina que está parada há alguns anos e esse convite mostra a importância do SENAR nesse tema. Para o Cinterfor/OIT a área agrícola é um assunto crítico e que temos que prestar muita atenção, pois precisamos melhorar o aproveitamento das áreas com o uso de tecnologias e a qualidade de formação rural”, ressalta o diretor do Cinterfor/OIT, Enrique Deibe.

Equipe do SENAR que participou da reunião

Os dois representantes da entidade foram recebidos pela chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa; pelo chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC) do SENAR, Luís Tadeu Prudente Santos; pelo coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do SENAR, Matheus Ferreira Pinto da Silva; e pelo coordenador da área de Inovação do DIC, Fernando Barcellos Ximenes. O grupo fez apresentações sobre a estrutura do SENAR, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia, os Centros de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural e sobre a área de Inovação.

Na opinião da chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR, Andréa Barbosa, o Cinterfor/OIT é uma entidade de referência em formação profissional e receber o convite para ser a anfitriã de um evento dessa grandeza é uma oportunidade única de trocar experiências exitosas e conhecimentos. “É uma iniciativa inédita discutir formação profissional com foco rural. O SENAR se fortalece porque nossas experiências acabam compartilhadas no portal do Cinterfor/OIT e ficam conhecidas no mundo todo”, destaca.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br