Alunos do curso Técnico em Agronegócio planejam criar cooperativa

29/11/2016

Com o objetivo de formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, o curso do e-Tec, Técnico de Nível Médio em Agronegócio oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR Sergipe   abrange os diferentes segmentos relacionados às cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Este é o primeiro curso técnico de nível médio para esta modalidade, funcionando através de apoio presencial, mediante parceria com Administrações Regionais.

Sendo assim, os alunos já sentem a necessidade de criar um núcleo de trabalho prático, o que funcionará como ponto de partida para que produtores rurais tenham acesso às informações e produtos específicos para seu cotidiano de trabalho. Segundo explicou o aluno Cleberton Ribeiro, do polo de Carira, a ideia de criar uma cooperativa surgiu da necessidade de ter um espaço no mercado de trabalho para que os alunos pudessem colocar em prática o que vem aprendendo em sala de aula, ajudando assim consequentemente, os produtores rurais que necessitam de assessoria e mais informações para seus investimentos.

“Podemos também atuar na área de revenda de produtos e insumos agrícolas, como representantes comerciais, auxiliando os produtores no momento de escoar a produção, entre outras frentes de atuação. Podemos também firmar parceria com órgãos governamentais e instituições bancarias para juntos levarmos desenvolvimento para a região nordeste. A cooperativa trabalhará buscando soluções para as necessidades econômicas, social e cultural dos cooperados. Esperamos que sua participação seja permanente, nos ajudando a multiplicar os ideais cooperativistas, contribuindo com o seu conhecimento e trabalho para o fortalecimento da mesma. Podendo assim levar esperança ao homem do campo, que passa por grandes dificuldades por falta de conhecimento”, disse Cleberton Ribeiro, enfatizando ainda que a cooperativa abrangerá diversos municípios sergipanos, incluindo os municípios baianos que possuem divisa com Sergipe.

Segundo o presidente do Sistema FAESE/SENAR Sergipe, Ivan Sobral, a ideia dos alunos em criar essa cooperativa mostra o alto nível de dedicação dos mesmos. “O interesse na cooperativa só demonstra o quanto nosso curso desperta os estudantes para o crescimento profissional e pessoal, o que consequentemente reflete na região, pois uma vasta cadeia do setor rural é movimentada”.

De acordo com a coordenadora do curso Técnico em Agronegócio, Taynã Matos, os próprios alunos solicitaram ao SENAR Sergipe a criação do curso de Cooperativismo, para que assim pudessem ter base para a criação da cooperativa que eles planejam implantar. “Eles já entenderam que para criar uma cooperativa existe a necessidade de capacitação, de mais conhecimento, fato que eles podem obter no Senar, que é uma escola que atende as necessidades do homem do campo”.

A Cooperativa contará com as participações dos estudantes (futuros técnicos em agronegócios): Carlos Cezar Santana Valadares (idealizador da cooperativa), Cleberton Ribeiro de Araujo, Dayane Fonseca da Silva, Jadson Nascimento, Ingrid Rhayane do Nascimento Martins, Kennaua Santana Doria, Lucas de Azevedo Ferreira, Mayk do Nascimento Silva, Ruben Oliveira Santos e Jose Claudio Xavier dos Santos.

Mudança de Vida

Cleberton Ribeiro ainda fez questão de explicar como o curso vem modificando as vidas dos alunos, dando-lhes motivações e aspirações para o futuro, como, por exemplo, a formação essa cooperativa num futuro próximo.

“O curso tem uma grade curricular bastante ampla e muito rica de conhecimento. Particularmente vejo esse curso como algo que estava faltando em nossa região, pois contribuiu bastante para nosso crescimento profissional. Na minha vida, particularmente, trouxe a esperança de dias melhores levando-me a sonhar com um futuro melhor. O curso do e-Tec/SENAR reacendeu dentro de mim a chama de aprender e buscar conhecimento, me fazendo sonhar com dias melhores. Portanto já tenho como meta importante na minha vida para em 2017 ingressar no Ensino Superior”, pontuou.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SE
www.senarsergipe.org.br