19 abr 2016

SENAR quer capacitar o maior número de produtores no Projeto ABC Cerrado

*Do SENAR Brasil

IGO_7225

Para isso, alguns critérios para elegibilidade mudaram. Formação das primeiras turmas começa no dia 29 de abril

Para dar oportunidade de mais produtores participarem das capacitações do Projeto ABC Cerrado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Banco Mundial atualizaram os critérios para inscrição nos cursos ofertados pelo projeto. Antes o produtor precisava ter uma propriedade acima de quatro módulos fiscais e menor que 70. Agora, as propriedades menores serão consideradas, explica o coordenador do ABC Cerrado no SENAR, Mateus Tavares.

“Para as propriedades menores de quatro módulos fiscais, exclusivamente, a propriedade deve ainda possuir renda bruta anual superior a 360 mil reais ou possuir mais funcionários contratados que funcionários oriundos da mão de obra familiar”, afirma Tavares. Segundo ele, a mudança ocorreu por solicitação das Administrações Regionais do SENAR que viram a procura aumentar nos estados. “De acordo com as Regionais, há uma grande quantidade de produtores interessados em conhecer mais sobre as tecnologias ABC e estavam ficando fora devido aos critérios antigos de elegibilidade. Agora a expectativa é que mais produtores sejam mobilizados e as turmas das capacitações iniciem o mais breve possível”, completa.

Além do número de módulos específico, ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental incompleto e a propriedade estar localizada dentro do Bioma Cerrado são outros critérios para participar das capacitações do ABC Cerrado.

Os cursos são Sistema Plantio Direto, Florestas Plantadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Recuperação de Pastagens Degradadas. As inscrições são realizadas unicamente pelo preenchimento do cadastro no portal do SENAR  e permanecem abertas até o final da execução do projeto, em 2017.

“O SENAR recomenda que os produtores fiquem atentos porque o prazo para inscrição das primeiras turmas se encerra no próximo dia 29 de abril”, acrescenta o coordenador Mateus Tavares.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *