- Do SENAR
Turmas reúnem profissionais de vários Estados em São Paulo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e demais parceiros do Projeto Capacita ABC estão promovendo mais um treinamento de analistas bancários e projetistas nesta semana. A capacitação – que tem como finalidade preparar ambos para facilitar o acesso dos produtores rurais à linha de crédito do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) – ocorre na sede do Instituto Febraban de Educação (INFI), em São Paulo.
Os participantes foram divididos em duas turmas: os analistas bancários receberam treinamento de segunda (15/6) até ontem (16/06), enquanto a capacitação dos projetistas começou hoje (17/6) e segue até sexta-feira (19/6). O grupo de analistas é formado por 11 representantes de instituições bancárias de três Estados (São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Já a turma de projetistas conta com 24 profissionais de cinco Estados (São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul).
As atividades foram coordenadas pelo instrutor nacional do SENAR Antônio Lobo. Segundo o coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado, Igor Orígenes Moreira Borges, que acompanhou os treinamentos, analistas e projetistas estão aprendendo as premissas básicas do Programa ABC para que possam receber e apresentar com mais agilidade, respectivamente, projetos de financiamento dentro da linha de crédito disponível no Programa.
“A participação está aumentando a medida que estamos realizando as capacitações. Já sabemos que o INFI e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) estão com mais turmas previstas”, destaca Borges.
O Capacita ABC busca padronizar procedimentos entre analistas bancários e projetistas para facilitar o acesso dos produtores rurais à linha de crédito do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Para cumprir com essa meta, o SENAR treinou 27 multiplicadores de 13 Estados, em março deste ano, e produziu a cartilha do curso. Além do SENAR e da ABDE, integram a iniciativa o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban/INFI).
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com/SENARBrasil
www.twitter.com/@SENARBrasil