PRADAM

Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM)

Primeira parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM), dissemina práticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) na região amazônica. O  SENAR desenvolve o PRADAM com outros dois parceiros: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa.

O PRADAM mostra aos produtores que com tecnologias ABC é possível produzir em áreas já abertas e que não há necessidade de avançar sobre as florestas para impulsionar a produtividade nas propriedades.

Estados beneficiados pelo PRADAM

Mapa

Primeira etapa

No primeiro ano do PRADAM, em 2016, o SENAR mobilizou 1113 produtores para 11 eventos sobre as tecnologias sustentáveis para o Bioma Amazônia: Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais, dentre eles a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

O SENAR também foi responsável pela capacitação de 40 técnicos de assistência técnica pública e privada dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Maranhão nas tecnologias produtivas adaptadas ao Bioma Amazônia e em sua metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (AteG). Foram dois módulos de capacitação, um direcionado para as tecnologias Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais e  Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) realizado em parceria com a Embrapa – e outro na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR e em Ferramentas Gerenciais.

Segunda etapa

Pelos resultados obtidos, o SENAR e parceiros foram convidados pela FAO a realizar uma segunda etapa do PRADAM, com as seguintes ações:

  • Seis Dias de Campo, com palestra e contato com a tecnologia desenvolvida na propriedade escolhida. Cada evento terá carga horária de até 8 horas.
  •  Fornecimento de insumos para 6 Unidades de Referência Tecnológica – URTs de natureza pública, que desenvolvam pesquisa e/ou ensino sobre a temática do projeto e que estejam inseridas nos estados de atuação do PRADAM.
  • Seminário PRADAM, balanço e perspectivas, que será realizado em Brasília/DF, com foco nos resultados, recomendações, lições aprendidas, desafios e oportunidades para a melhoria da produtividade, renda e qualidade de vida nas propriedades rurais do Bioma Amazônia.

Veja a repercussão do Seminário que apresentou resultados e as perspectivas do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM). O evento foi realizado no dia 10 de novembro, em Brasília:

– Agência Brasil

– IstoÉ Dinheiro Online

– Portal DBO

– Fato Online

– Correio do Estado

– Jornal do Commercio Online

– CenárioMT online

Calendário de eventos realizados

Encontre o Gestor do PRADAM por UF.

10 comentários sobre “PRADAM

  1. Um projeto que culminou! O I seminário do PRADAM no estado do Pará, realizado na cidade de marabá no dia 06/06 foi de grande importância e valor para todos aqueles que ali estavam presentes: Produtores,Acadêmicos,Técnicos etc. É desta forma que iremos progredir, principalmente na Amazônia que tem o maior indicie de crescimento agropecuário no país. Parabéns pela iniciativa e realização de um evento que contribuiu para o crescimento profissional e pessoal da população rural.

    1. Olá Maria Eneida, agradecemos o interesse! Os seminários de sensibilização são abertos ao público, assim como os dias de campo. Nesta quinta (28/07) haverá um dia de campo em Manaus. Para mais informações, procure o SENAR-AM pelo telefone (92) 3198-8413.

  2. Olá sou do Maranhão é gostaria muito de receber informações sobre esses eventos do Senar. Tenho nível superior em outra área, mas gostaria de mudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *