18 abr 2018

Dia de campo ABC Cerrado em Brasília de Minas supera expectativas

O Sindicato dos Produtores Rurais de Brasília de Minas e o Senar Minas realizaram um Dia de Campo para apresentar e divulgar o resultado do trabalho desenvolvido dentro do Projeto ABC Cerrado no norte do estado. O evento foi realizado na Fazenda Buritizinho e contou com a participação de 125 produtores, sendo 24 deles assistidos pelo programa.

O coordenador do ABC Cerrado em Minas Gerais, Caio Sérgio Oliveira, apresentou aos produtores as diretrizes e tecnologias adotadas pelo programa e sua importância para uma produção sustentável.  Já o instrutor Eugênio José Silveira falou sobre os sistemas de produção adotados de Recuperação de Pastagens Degradadas e Integração Lavoura Pecuária.

O técnico de campo Wender Guedes Borges apresentou os resultados conquistados na fazenda Buritizinho, onde foram adotadas tecnologias de Integração Lavoura Pecuária (ILP), que além de produzir alimento para o rebanho no período da seca, também tiveram suas pastagens recuperadas. Foram apresentados também os dados gerenciais da fazenda, mostrando a evolução dos índices econômicos e zootécnicos após o início da ATeG.

Segundo ele, o plantio foi feito com a adoção de medidas de conservação de solo e água por meio de curvas em nível.  Com um custo médio por hectare de R$ 3.248,00 (desde o plantio até o silo pronto), com uma produção média por hectare de 42,85 toneladas e o custo por tonelada produzida de R$ 75,79. “Além de uma produção de alimento a baixo custo, a pastagem recuperada ficou como lucro”.

O proprietário da fazenda, Valdir Ferreira de Aquino, fez um comparativo do antes e depois do ABC Cerrado. “Antes eu achava que produzir era só plantar e colher. Hoje eu sei que tenho que fazer correção de solo, curva de nível, usar semente de qualidade, fazer planilha de custos de produção e ganhos. Na verdade, eu não conhecia minha propriedade e trabalhava sem tecnologia. Eu nem sabia que a pastagem era uma cultura, nem quanto gastava e nem quanto ganhava. Hoje sei que a propriedade é uma empresa e como tal tem que dar lucro”, disse.

De pé, o produtor Valdir, dono da fazenda (esquerda), e o técnico ABC Wender, falam aos presentes

Supervisores do Projeto ABC Cerrado, Rodrigo Vargas e Ricardo Tuller, disseram que o evento superou as expectativas. Eles consideram que os produtores presentes se interessaram pelo projeto ao conhecerem as vantagens de uma produção sustentável. Neste ano, serão constituídas cerca de 15 turmas, com 20 a 25 produtores, que serão capacitados em tecnologias de recuperação de pastagens degradadas. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da agropecuária com tecnologias de baixa emissão de carbono.

Participaram do evento produtores rurais dos municípios de Brasília e Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra e São João da Ponte, que ficaram impressionados com os resultados apresentados. Também estiveram presentes, os supervisores e técnicos de campo do programa. Os próximos Dias de Campo serão realizados em Itamarandiba (29/04); Caetanópolis (12/05); e Sete Lagoas (23/05).

Assessoria de Comunicação Senar Sistema Faemg

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *