*Do SENAR Minas Gerais
Será realizado em 1º de setembro, em Sete Lagoas, o primeiro seminário de sensibilização do Programa ABC Cerrado em Minas Gerais. O objetivo dos seminários é apresentar o projeto, promover a desmistificação dos conceitose mostrar aaplicabilidade e vantagens das tecnologias de baixa emissão de carbono.
Com o tema “Produção com preservação nos campos do bioma Cerrado”, os eventos ocorrem em municípios considerados chave para a realização do programa. Além de Sete Lagoas, onde será realizado na Embrapa Milho e Sorgo, outros quatro estão agendados em Minas, alguns com locais ainda a confirmar: Montes Claros (03/09, no Parque de Exposições); Paracatu (10/09); Uberaba (15/09); e Lavras (17/09). Os interessados em participar podem se inscrever nos locais dos seminários ou antecipadamente pelos telefones 31-3074-3080 ou 31- 3074-3857 ou pelo e-mail abc@senarminas.org.br .
O PROGRAMA
Numa ação conjunta com o Ministério da Agricultura e Embrapa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolve o Programa ABC Cerrado. A iniciativa dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente. O programa está estruturado em três etapas: seminários de sensibilização, capacitação de produtores e técnicos nas tecnologias ABC e assistência técnica a produtores rurais.
O SENAR é o responsável pela formação profissional dos produtores, pela capacitação de instrutores e pelo treinamento dos técnicos que atuarão na assessoria em campo para os produtores, com foco quatro tecnologias ABC: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas.
O projeto está sendo desenvolvido em oito Estados do bioma Cerrado: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Piauí. A meta, para os quatro anos do projeto, é capacitar aproximadamente 12 mil produtores rurais nos oito Estados e assistir 1.600 propriedades em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul.Outras informações sobre o programa podem ser encontradas clicando aqui.
Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br