18 ago 2015

Parceria entre Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão e Governo procura estimular agricultura de baixa emissão de carbono

*De O IMPARCIAL

1_parceria_esta_voltada_para_diminuir_o_impacto_ambiental_da_atividade-102246Difundir as práticas da agricultura de baixa emissão de carbono e sensibilizar o produtor para que invista na sua propriedade, de forma a ter retorno econômico é a finalidade do Projeto ABC Cerrado, que teve sua parceria instituída nesta segunda-feira (17), entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e a Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAEMA/SENAR).

A primeira ação do programa vai acontecer no dia 12 de setembro, na cidade de Presidente Dutra, com a realização de um seminário de sensibilização para divulgar as ações de capacitação para técnicos e gestores ligados a agropecuária de 25 municípios da região. O Governo Federal é o proponente do projeto e o Governo do Maranhão, por meio da Sema, é o principal parceiro na mobilização institucional. O Projeto Cerrado está estruturado no Maranhão em duas etapas: Seminários de sensibilização e capacitação de produtores e técnicos nas tecnologias ABC.

Os seminários acontecem em municípios considerados pólo e a programação inclui a apresentação do projeto, desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono. O Senar vai ficar responsável pela formação profissional dos produtores rurais, capacitação dos instrutores e técnicos de campo e pela assistência técnica aos produtores.

O programa a ser abordado, vai ser focado em quatro tecnologias preconizadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), com as seguintes aplicações: Sistema de plantio; Recuperação de pastagens degradadas; Integração lavoura, pecuária e floresta e Florestas plantadas. O projeto Cerrado é um esforço conjunto do Ministério da Agricultura e Embrapa, com recursos do Programa de Investimento em Florestas (FIP) administrados pelo Banco Mundial. O programa será desenvolvido nos oito estados que compõem o “Bioma Cerrado” brasileiro, integrado pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

O ABC, Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, é o mais completo plano do mundo para mitigação de gases de efeito estufa na agricultura, tanto em recursos quanto em escala. Sua consolidação é fundamental para o fortalecimento da agricultura brasileira e para cumprirmos nossa parte na luta pela sobrevivência do planeta.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *